CNBB apresenta especial “Eleições 2018: Compromisso e Esperança”

Uma nota divulgada este ano durante a 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em abril, em Aparecida (SP) demonstrou a preocupação da entidade com a atual situação do país em vista especialmente do período eleitoral que se aproxima, momento que de acordo com o texto serve para “garantir o fortalecimento da democracia e o exercício da cidadania da população brasileira”. A nota foi o pano de fundo para um programa especial sobre as eleições 2018 que chega à tela das emissoras católicas de televisão nos próximos dias.

O programa especial “Igreja no Brasil” mostra como as eleições têm sentido particularmente importante e promissor. Constituem-se, na atual conjuntura, um passo importante para que o país reafirme a normalidade democrática, supere a crise vigente, garanta a independência e a autonomia dos três poderes constitutivos – Executivo, Legislativo e Judiciário. A produção, de autoria da assessoria de imprensa da CNBB, é baseada em relatos de bispos e padres que procuram em suas falas conduzir a consciência e o coração tanto de candidatos quanto de eleitores para além de ideologias e interesses particulares.

Cardeal Sergio da Rocha, presidente da CNBB

Um dos entrevistados do programa é o arcebispo de Brasília e presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha. Ele exorta a população brasileira a abandonar os caminhos de intolerância, do desânimo e do desencanto com a política. “Quem quer contribuir para a construção de uma sociedade justa, fraterna, pacífica não pode recorrer à violência ou à agressividade nas suas posições ou nas suas manifestações políticas”, afirma. O presidente da CNBB também alerta para o cuidado com as Fake News, presentes já nesse período eleitoral. “O Cristão deve sempre buscar a verdade, não se deixar levar por notícias falsas, por informações que muitas vezes acabam até destruindo as pessoas”, comenta.

Dom Murilo Krieger, vice-presidente da CNBB

A produção reúne ainda relatos sobre um cenário desolador: a corrupção. Segundo o arcebispo de Salvador e vice-presidente da CNBB, dom Murilo Krieger, o ato é um verdadeiro câncer social. “O que a gente nota é que com essa disseminação de notícias sobre a corrupção começou a nascer um descrédito do povo sobre a própria política, não só sobre os políticos, o que já é grave! E alguns grupos já começam até a pensar em um autoritarismo, num regime ditatorial, achando que com isso tudo será resolvido e a experiência e a história nos mostram que quanto maior é a força que um governo tem em pouco tempo, maior é a corrupção”, diz.

Com aproximadamente 20 minutos de duração, o especial “Eleições 2018: Compromisso e Esperança” também revela a atuação da Igreja no Brasil na formação política dos cristãos leigos e leigas. Um exemplo da ação social da Igreja neste sentido é o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara – Cefep, um serviço que busca fomentar um pensamento social cristão e a formar lideranças inseridas na política no Brasil em diferentes formas e níveis, como é o caso das Escolas de Fé e Política. “Nós entendemos que o Curso de Fé e Política tem esse compromisso de ajudar a fazer as pessoas a entenderem que as transformações se dão na medida em que nós participamos de maneira consciente”, afirma o bispo de Juína e presidente do regional Oeste 2 da CNBB, dom Neri José Tondello.

Dom Leonardo Steiner, secretário-geral da CNBB

A mudança não pode partir somente de ações da Igreja ou de pequenas iniciativas isoladas. O bispo auxiliar de Brasília e secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Steiner diz que é preciso que os políticos tomem consciência e, mais importante ainda, é que cada cidadão e cidadã acompanhe a política de perto. “A política é o bem comum, é o cuidado do bem comum, então nós que exercemos a nossa função cidadã, nós queremos também agir politicamente, isto é, queremos agir na justiça. Mas, especialmente aos políticos que tem como vocação a política, nós desejamos que tenham esse cuidado para termos um Brasil muito melhor, mais equilibrado, mais fraterno, mais espelho do Reino de Deus”, disse.

O programa “Igreja no Brasil” é da CNBB, com roteiro, edição e produção da equipe de assessoria de imprensa da entidade. Vai ao ar a partir do dia 15 de agosto, nas principais emissoras católicas de televisão: Rede Vida, Aparecida, Canção Nova, Evangelizar, Horizonte, Imaculada Conceição,  Nazaré, Século 21.