Cronologia

Até 1854 a região da Diocese de Barreiras pertencia a Diocese de Olinda em Pernambuco; a partir daí fez parte da Arquidiocese de São Salvador da Bahia.

Em 1913 foi criada a Diocese de Barra do Rio Grande para toda a região do São Francisco e do Oeste Baiano. O território da atual Diocese de Barreiras fazia parte da Diocese da Barra.

Em 21 de maio de 1979 o Papa João Paulo II criou a nova Diocese de Barreiras, desmembrando-a da Diocese da Barra e nomeou como primeiro Bispo Diocesano Dom Ricardo Weberberger. A posse de Dom Ricardo aconteceu no dia 26 de agosto de 1979.

Em 17 de agosto de 2010, Dom Ricardo Weberberger faleceu na Áustria.

Em 26 de fevereiro de 2011 Dom Josafá Menezes da Silva tomou posse na Catedral São João Batista – Barreiras -BA como o 2º Bispo da Diocese.

No dia 09 de outubro de 2019 foi publicada a transferência de Dom Josafá Menezes da Silva para a Arquidiocese de Vitória da Conquista. Assumindo a Arquidiocese no dia 14 de dezembro de 2019.

No dia 21 de outubro de 2020, Dom Moacir Silva Arantes é nomeado pelo Papa Francisco, e tomou posse da Diocese de Barreiras no dia 2 de janeiro de 2021 na Catedral São Batista, em Barreiras.